EDITAL DE CONVOCAÇÃO - Assembleia Geral Extraordinária

O Presidente do CONJARDIM, no uso de suas atribuições, conforme o artigo 18º do Estatuto Social, convoca os membros e moradores a comparecerem a Assembleia Geral Extraordinária no dia 09/12/2020 (quarta-feira), iniciando às 19h30, com qualquer número de participantes, na rua da Cerejeiras, 255, Florianópolis/SC, para tratar da seguinte ordem do dia: 

1º) Gasto com o serviço da Hazan Contabilidade;
2º) Proposta de realização de Campanha de ampliação do Quadro de Associados Contribuintes do CONJARDIM;
3º) Proposta de ação de Florestamento do Parque do Mirante;
4º) Parque do Mirante - Proposta de elaboração de estratégia visando a divulgação do Parque para a sua criação. 

Leandro Machado
Presidente
CONJARDIM, 27/11/2020.

Conheça a história do esforço dos moradores para a criação do PARQUE DO MIRANTE

 

MORADORES SE MOBILIZAM PARA A CRIAÇÃO DE

PARQUE PÚBLICO NO MORRO DA CARVOEIRA

         O projeto 651/2005, defendido pelo Conselho Comunitário Jardim Cidade Universitária (Conjardim) pretende criar no morro da Carvoeira e entorno uma Área Verde de Lazer com mais de 60.000 m2, destinada à futura implantação do “Parque do Mirante”, onde está prevista a construção de quadras poliesportivas, trilhas ecológicas e um mirante para visualização do aterro da Baía Sul. A autoria do projeto é do Vereador Marcilio Guilherme Ávila, presidente da Câmara dos Vereadores da Capital.

      O projeto conta com o apoio de mais de 10.450 assinaturas, colhidas através de abaixo-assinados que circularam no bairro da Carvoeira e na UFSC. Entre as autoridades que apoiam o projeto, encontram-se: Reitor da UFSC, Presidente da Eletrosul, Pároco da Igreja do Saco dos Limões,  além de inúmeras entidades comunitárias, entre elas: UFECO, FORUM DA CIDADE, FAMESC, NESSOP/UFSC, Conselho Comunitário Jardim Cidade Universitária (CONJARDIM), Conselho Comunitário do Pantanal (CCPAN), Associação de Moradores do Saco dos Limões (AMOLI), Centro Social Urbano do Saco dos Limões, Escola Municipal Beatriz de Souza Brito, Associação de Moradores do Jardim Santa Mônica (ACOJAR), Associação de Moradores da Trindade (AMBATRI),  Associação de Moradores da Serrinha, Conselho Comunitário do Parque São Jorge (CONJORGE), Associação de Moradores da Lagoa da Conceição (AMOLA), Associação de Moradores do Rio Vermelho (AMORV), Associação de Moradores de Canasvieiras (AMOCAN) e Associação Dona Floriana, entre outras. O projeto conta também com o apoio maciço de diversas ONGs e de entidades ambientalistas.

        Com a criação da AVL e do futuro Parque do Mirante, que já tem pareceres favoráveis da Floram e do IPUF, a comunidade pretende a recuperação da cobertura vegetal do morro da Carvoeira e da área degradada do entorno, viabilizando a necessária contenção do processo de erosão do morro, além de criar uma nova alternativa de lazer para a cidade.

        O Conselho Comunitário Jardim Cidade Universitária (Conjardim), principal defensor e articulador do projeto, quer chamar a atenção dos vereadores para a envergadura social do PLC-651/2005, uma vez que incluem-se entre os seus objetivos a implantação de quadras poliesportivas ao ar livre para os usuários, em especial as crianças e jovens das comunidades do entorno, e a construção de equipamentos públicos necessários à administração do futuro parque.

        O projeto contempla também a instalação de trilhas ecológicas ao longo da área reservada para o futuro parque, desenvolvimento de projetos de educação ambiental e, ainda, a instalação de um mirante no cume do morro, para visitação pública e incremento ao turismo da Capital. A aprovação dessa AVL e a implantação do futuro “Parque do Mirante Sul” beneficiará diretamente as comunidades da Carvoeira, Pantanal e Saco dos Limões - bairros carentes de áreas verdes de lazer para seus moradores - e, indiretamente, todos os cidadãos de Florianópolis, criando uma nova opção de recreação e lazer para as famílias da Capital.

        A criação da nova Área Verde de Lazer e do futuro Parque do Mirante insere-se nas prerrogativas garantidas pelo Estatuto da Cidade e inspira-se também nos princípios definidos na Agenda 21 do Município de Florianópolis. Embasada em dados de 1996, a Agenda informa que o índice de áreas verdes por habitante na capital catarinense era de 1,90 m2. O IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal preconiza um índice de 4,50 m2 de áreas verdes por habitante. A diferença entre os dois índices nos permite afirmar a existência, no Município de Florianópolis, de um déficit de áreas verdes (AVL) de 2,60 m2 por habitante. A criação da AVL proposta e do futuro “Parque do Mirante Sul” deverá contribuir para a melhoria desse índice e, por isto, é grande a expectativa da comunidade e dos 10.000 munícipes signatários do abaixo-assinado em prol da criação da AVL.

        Os apoiadores do projeto, em especial os moradores das comunidades do entorno (Carvoeira, Pantanal e Saco dos Limões) estão confiantes na aprovação do projeto pela Câmara Municipal, que assegurará à comunidade a preservação deste importante espaço para usufruto das presentes e futuras gerações.

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DE ELEIÇÃO E POSSE

 EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DE ELEICAO e POSSE

O Presidente do CONJARDIM, no uso de suas atribuições, conforme o artigo 18º do Estatuto Social convoca todos os moradores a comparecerem a Assembleia Geral

Ordinária de Eleição e Posse da Diretoria e Conselho Fiscal do CONJARDIM no dia 24 de agosto de 2020 (segunda). Devido a restrição de assembleias presenciais, nessa data das 13h00 às 19h00 fica aberto o registro de presença e a votação individual na residência do Presidente a Rua das Cerejeiras, 254 - Bairro Carvoeira, Florianópolis/SC.

1º) – Chapa de Diretoria proposta

Presidente:

LEANDRO MACHADO FERNANDES

Vice Presidente:

HÉLIO CARVALHO FILHO

Secretaria:

LUCAS PEREIRA REZENDE

Tesouraria:

ALTAIR BORGERT 

Vogal:

RONALDO PIOVEZAN

RAUL FERNANDEZ

LÍGIA SUELI BERRETTA PINTO DA LUZ

CARLOS ROBERTO GALLO

ALVORI JOSÉ CANTÚ

LUCI ZAGUINI

Conselho Fiscal Titular:

MIRTES VALLES PIOVEZAN

NADIR SOUZA FERNANDES

ELÍDIO YOCIKAZU SINZATO

Conselho Fiscal Suplente:

EDGAR VIEIRA MACHADO SERRA

DIRCEU MATTOZO

GERMANO RIFFEL

2º) – Inscrição de chapas

Fica aberta até o dia 17/08/2020 a inscrição de outras chapas que queiram participar da eleição.

MORADOR DO BAIRRO CARVOEIRA: Lembre-se de que a maneira de se conseguir benefícios para o nosso bairro é com a sua importante participação, por isso, não deixe de comparecer à nossa Assembleia Geral.

Leandro Machado Fernandes - Presidente do CONJARDIM

Florianópolis, 13/08/2020.

CONJARDIM reúne-se com construtores da Unipoint para discutir efeitos da construção de novo edifício no bairro

Florianópolis, 11/07/2020.

Nessa sexta feira, 10 de julho, o presidente do CONJARDIM, Sr. Leandro Machado, reuniu-se com o Sr. José Carlos de A. Camargo, proprietário da Construtora Unipoint Empreendimentos Imobiliários. O objetivo do encontro foi o de levar à construtora as reclamações resultantes das atividades de construção do prédio na esquina da Av. Júlio D’Ácia Barreto com a Rua Cesar Seara, que causaram danos às calçadas e ao arruamento em seu entorno.

Moradores do Bairro Carvoeira são ouvidos

Em resposta aos comentários veiculados no grupo CONJARDIM, que reúne moradores do bairro da Carvoeira, via Whatsapp, o presidente da associação reuniu-se com o responsável pela obra, visando as providências necessárias. 

Já não é de hoje que os moradores vêm manifestando preocupações e reclamações advinda das atividades de construção do prédio, na esquina da J.D’Ácia Barreto. Por se tratar de uma esquina, há riscos de acidentes entre veículos e aos pedestres. Formou-se então uma iniciativa de contato com os responsáveis pela obra e de investigação junto à prefeitura quanto à medidas regulatórias cabíveis. O presidente do CONJARDIM , em função dos problemas apresentados, contatou pessoalmente o proprietário da Construtora Unipoint, Sr. José Carlos, para um encontro no qual apresentou as queixas e solicitou providências. Como resultado do encontro, Leandro Machado recebeu uma série de esclarecimentos que reuniu em um informe dirigido ao  moradores. A seguir seguem os pontos relatados:

- A construtora firmou acordo com a prefeitura de devolver rua e calçadas totalmente recuperadas ao término da obra;

- A construtora alega não ter feito manutenção do arruamento durante a obra porque os pesados caminhões de concretagem iriam destruir todo reparo feito antes do término dessa etapa da obra;

- A etapa de concretagem terá por estes dias a última etapa, podendo cessar assim a movimentação de caminhões pesados. A partir dessa etapa poder-se-á iniciar a recuperação da pavimentação pela construtora;

- Ao final da obra, o novo prédio terá em todo seu entorno de esquina uma mini praça à frente, sendo que essa será construida e mantida pelo condomínio;

- A Construtora tem um Termo de Compromisso com a PMF no qual se obriga a reparar todos os danos causados nas duas ruas nas imediações da construção tão logo seja concluida.


Mediante a boa vontade do responsável pela construtora em nos receber, discutir os danos causados ao calçamento e arruamento em função das obras, e em oferecer alternativas de solução,  Leandro Machado solicita aos membros do CONJARDIM certa compreensão e tolerância. Segundo nos informa Leandro, “o Sr. José Carlos foi e é receptivo a posicionamentos reclamatórios dentro das normas de civilidade.” Aqui Leando Machado faz menção ao episódio relatado pelo Sr. José Carlos em que um modador parou com seu carro em frente à obra, entrou gritando frente aos funcionários, humilhando-os, e partiu em postura lamentável. O presidente do CONJARDIM conclui: “Não é no grito que vamos resolver as coisas. Eu, pessoalmente, como presidente do CONJARDIM, emito o presente comunicado, permanecendo aberto às considerações que os moradores desejarem trazer a partir desse passo que demos.”

Moradores associados ao CONJARDIM realizam campanha de donativos às comunidades do Saco dos Limões

     Os moradores da Carvoeira, através do Conjardim (Conselho Comunitário Jardim Cidade Universitária) vem realizando campanhas de coleta e aquisição de alimentos, produtos de limpeza e higiene, além da coleta de roupas, para prover aos irmãos em situação de emergência e dificuldades. Todo o material arrecadado está sendo entregue à equipe coordenada pelo frei Edimar, da Paróquia de freis carmelitas da Nossa Senhora da Boa Viagem, no Saco dos Limões.
     No último sábado, 9/5, a equipe de voluntários do Conjardim realizou mais uma entrega de doações constituídas de papel higiênico, água sanitária, sabão em barras, cestas básicas, roupas e sapatos. Além da paróquia do Saco dos Limões, o trabalho voluntário do Conjardim também realizou ao longo de abril, entregas de doações para a 4ª Companhia do 4º Batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina, sediada no bairro Santa Mônica, consistindo em sabonetes, escovas de dentes, shampoos, desodorantes, água sanitária, e cestas básicas, entre outros. O esforço comunitário da Carvoeira também incluiu o trabalho de moradoras voluntárias que confeccionaram dezenas de mascaras higiênicas que foram doadas às mães parturientes do Hospital Infantil Joana de Gusmão, na Capital.
     O relatório completo das doações foi apresentado ao moradores, no canal do Conjardim no whatsapp e as campanhas continuarão sendo conduzidas e expandidas visando mitigar as dificuldades de toda sorte resultantes da crise Covid-19.
      Caso você sinta o chamado e deseje colaborar com o esforço realizado pela comunidade do Conjardim em benefício dos mais frágeis, escreva uma mensagem para o whatsapp 48 99148-1601 e organizaremos sua colaboração.

A enfermeira do hospital Infantil Joana de Gusmão recebe as doações de mascaras higiênicas produzidas por moradoras da Carvoeira.
Policial do posto da PM no bairro Santa Mônica recebe as doações arrecadadas em abril.
As doações à paróquia do Saco dos Limões reuniram alimentos, produtos de higiene e limpeza, roupas e sapatos.
Doações arrecadadas pela comunidades do Conjardim e entregues à paróquia do Saco dos Limões.
 Voluntária da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes recebe as doações realizadas no último sábado, 9/5.


CONJARDIM protocola na COMCAP ofício relativo às deficiências na coleta de lixo no bairro

A diretoria do CONJARDIM - Conselho Comunitário Jardim Cidade Universitária, através de seu presidente, Leandro Machado Fernandes, protocolou no último dia 14 de março de 2020, ofício relativo às deficiências na coleta de lixo no bairro da Carvoeira. O ofício 05/2020 é dirigido à COMCAP, Companhia de Melhoramentos da Capital, com protocolo de cadastro na Ouvidoria dessa entidade.


Confira os documentos a seguir.


CONVITE :: ASSEMBLEIA GERAL :: CERIMÔMIA DE POSSE DA NOVA DIRETORIA

A Diretoria do Conselho Comunitário Jardim Cidade Universitária - CONJARDIM - convida seus associados e demais moradores para a Assembléia Geral na qual se fará a cerimônia de posse da nova diretoria, a ser realizada no dia 15 de setembro de 2011 (quinta-feira), às 20h00, no Salão Ingleses do Clube ELASE.

Venha participar, tomar conhecimento dos assuntos de nossa comunidade e estreitar os laços de amizade com a sua vizinhança!


Conjardim, 31/08/2011.

ABAIXO ASSINADO EM FAVOR DA CRIAÇÃO DA GUARNIÇÃO ESPECIAL DE POLÍCIA MILITAR DA BACIA DO ITACORUBI

TEXTO A SER DIRIGIDO ÀS AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS

Em função das dificuldades encontradas pela população da BACIA DO ITACORUBI* e pela nossa polícia em manter um sistema de policiamento eficaz e com equipamentos em quantidade e qualidade condizentes com as necessidades locais, NÓS MORADORES E AMIGOS, vimos por meio deste ABAIXO ASSINADO solicitar A CRIAÇÃO DA GUARNIÇÃO ESPECIAL DE POLÍCIA MILITAR DA BACIA DO ITACORUBI, a exemplo das já existentes nas regiões norte e continental desta Capital.

A criação desta guarnição especial é, ao nosso ver, uma iniciativa extremamente eficaz e que poderá frear o crescimento da violência em nossos bairros* que têm cada qual suas próprias características.

A comunidade da Bacia do Itacorubi conta atualmente com aproximadamente 150 mil habitantes protegidos por uma quantidade insuficiente de policiais e viaturas. Entendemos que a criação desta guarnição especial viabilizará um importante aumento do efetivo policial e de viaturas, cobrindo o atual déficit existente.

Nós, cidadãos e cidadãs, gostaríamos de ver as autoridades sensibilizadas com nossa delicada situação de segurança, a qual vem expondo diariamente nossas famílias a momentos de extrema insegurança e perigo.

Consideramos também que os policiais que se ocupam atualmente da segurança da nossa região realizam um trabalho competente e estão sobrecarregados por atuarem em número insuficiente para atender eficazmente à população local.

Cientes do pronto atendimento às nossas reivindicações, nós, abaixo assinados, agradecemos antecipadamente, com a confiança de que nossas autoridades são capazes de ouvir e atender a este importante apelo.

(*) A comunidade da Bacia do Itacorubi contém os bairros: Saco Grande, Monte Verde, Itacorubi, Parque São Jorge, Parque Anchieta, Santa Mônica, Córrego Grande, Trindade, Pantanal, Carvoeira, Serrinha e Saco dos Limões.

Clique no link abaixo para participar deste importante ato em colaboração com a segurança pública das comunidades da Bacia do Itacorubi.