Suprimento de Energia Elétrica: Presidente do Conjardim protocola ofício à CELESC

Nessa segunda feira, 29/07, o presidente do Conjardim, sr. Leandro Machado Fernandes, protocolou junto à CELESC ofício solicitando providências no sentido de identificar e sanar os problemas observados no suprimento de energia elétrica ao bairro Carvoeira. 

Confira a seguir o teor do documento.

_______________________________________________________

Florianópolis/SC, 29 de julho de 2024.

 

Ilmo. Sr. Dr. Cláudio Varella do Nascimento

Diretor de Distribuição da CELESC

Ref.: Problemas no Suprimento de Energia Elétrica

                Cumprimentando-o, cordialmente, reportamo-nos ao assunto em referência para expor e solicitar a Vossa Senhoria providências no sentido de identificar e sanar os problemas observados no suprimento de energia elétrica ao bairro Carvoeira, notadamente, no loteamento Jardim Cidade Universitária.

                Com a alteração do plano diretor da cidade de Florianópolis, que passou a permitir construção de edifícios no loteamento Jardim Cidade Universitária em até 200m do eixo da Avenida Cesar Seara, houve um aumento na aquisição, pelas Empresas Construtoras, de imóveis para fins de construção de edifícios residências.

                Nestes últimos anos, paulatinamente, foram demolidas diversas residências unifamiliares para dar lugar a edifícios multifamiliares.

                Como consequência natural deste aumento na população residente houve um aumento considerável no consumo de água e, principalmente, de energia elétrica.

                O sistema de distribuição elétrica, que até então atendia satisfatoriamente os consumidores locais, passou a ser mais solicitado para atender o aumento no consumo.

                Um dos pilares básicos para o suprimento adequado de energia elétrica é que esta seja suprida de forma contínua e com níveis de tensão estáveis, permitida variação dentro de limites técnicos definidos em relação ao seu valor nominal.

                Todavia, não é isto que vem ocorrendo neste último ano no loteamento Jardim Cidade Universitária. Tem sido frequente a interrupção no fornecimento de energia elétrica, bem como constantes as variações nos níveis de tensão nas residências.

                É sabido que o valor da tensão é determinante para o bom funcionamento dos aparelhos eletrodomésticos. Variações na tensão provocam aumento na corrente elétrica e, consequentemente, aumento na temperatura do motor com redução na vida útil do eletrodoméstico podendo, até mesmo, provocar a queima do aparelho, como tem ocorrido.

                A Resolução ANEEL 1000, de 7 de dezembro de 2021, em seu artigo 4º, define o que é a prestação de serviço adequado pelas concessionárias de energia elétrica: 

Art. 4º A distribuidora é responsável pela prestação de serviço adequado ao consumidor e demais usuários e pelas informações necessárias à defesa de interesses individuais, coletivos ou difusos.

§ 1o Serviço adequado é o que satisfaz as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas

                Considerado o acima exposto, e tendo em vista assegurar a qualidade no suprimento de energia elétrica aos consumidores, servimo-nos da presente para solicitar a Vossa Senhora providências no sentido de avaliar o atendimento aos requisitos técnicos para o suprimento de energia elétrica na região do loteamento Jardim Cidade Universitária; identificar as causas e tomar as medidas corretivas que se fizerem necessárias. 

Certos da atenção por parte de Vossa Senhoria antecipamos nossos sinceros agradecimentos.

Atenciosamente

LEANDRO MACHADO FERNANDES

Presidente da Associação dos Moradores do Bairro Carvoeira

CONVITE :: ASSEMBLEIA GERAL :: CERIMÔMIA DE POSSE DA NOVA DIRETORIA

A Diretoria do Conselho Comunitário Jardim Cidade Universitária - CONJARDIM - convida seus associados e demais moradores para a Assembléia Geral na qual se fará a cerimônia de posse da nova diretoria, a ser realizada no dia 15 de setembro de 2011 (quinta-feira), às 20h00, no Salão Ingleses do Clube ELASE.

Venha participar, tomar conhecimento dos assuntos de nossa comunidade e estreitar os laços de amizade com a sua vizinhança!


Conjardim, 31/08/2011.

ABAIXO ASSINADO EM FAVOR DA CRIAÇÃO DA GUARNIÇÃO ESPECIAL DE POLÍCIA MILITAR DA BACIA DO ITACORUBI

TEXTO A SER DIRIGIDO ÀS AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS

Em função das dificuldades encontradas pela população da BACIA DO ITACORUBI* e pela nossa polícia em manter um sistema de policiamento eficaz e com equipamentos em quantidade e qualidade condizentes com as necessidades locais, NÓS MORADORES E AMIGOS, vimos por meio deste ABAIXO ASSINADO solicitar A CRIAÇÃO DA GUARNIÇÃO ESPECIAL DE POLÍCIA MILITAR DA BACIA DO ITACORUBI, a exemplo das já existentes nas regiões norte e continental desta Capital.

A criação desta guarnição especial é, ao nosso ver, uma iniciativa extremamente eficaz e que poderá frear o crescimento da violência em nossos bairros* que têm cada qual suas próprias características.

A comunidade da Bacia do Itacorubi conta atualmente com aproximadamente 150 mil habitantes protegidos por uma quantidade insuficiente de policiais e viaturas. Entendemos que a criação desta guarnição especial viabilizará um importante aumento do efetivo policial e de viaturas, cobrindo o atual déficit existente.

Nós, cidadãos e cidadãs, gostaríamos de ver as autoridades sensibilizadas com nossa delicada situação de segurança, a qual vem expondo diariamente nossas famílias a momentos de extrema insegurança e perigo.

Consideramos também que os policiais que se ocupam atualmente da segurança da nossa região realizam um trabalho competente e estão sobrecarregados por atuarem em número insuficiente para atender eficazmente à população local.

Cientes do pronto atendimento às nossas reivindicações, nós, abaixo assinados, agradecemos antecipadamente, com a confiança de que nossas autoridades são capazes de ouvir e atender a este importante apelo.

(*) A comunidade da Bacia do Itacorubi contém os bairros: Saco Grande, Monte Verde, Itacorubi, Parque São Jorge, Parque Anchieta, Santa Mônica, Córrego Grande, Trindade, Pantanal, Carvoeira, Serrinha e Saco dos Limões.

Clique no link abaixo para participar deste importante ato em colaboração com a segurança pública das comunidades da Bacia do Itacorubi.