Florianópolis, 30 de junho de 2025
Ofício nº 11/2025 - POSIÇÃO DA CONJARDIM SOBRE RESPOSTA DA PMF REFERENTE PROCESSO Nº I 52698/2025 de 12/06/2025
A CONJARDIM – Associação dos Moradores do Bairro CARVOEIRA, faz por meio deste instrumento, considerações ao exposto na resposta recebida da Subsecretaria de Obras e Operações de Transportes pelo processo citado na referência acima:
Item 1 – Entendemos que a PMF vai nos atender com a instalação de placas de identificação nas esquinas das ruas oficiais do bairro, completando as já existentes nesses locais, serviços pelos quais agradecemos de antemão, solicitando seja feito o mais breve possível,
Itens 2 e 3 - Quanto aos carros estacionados nas esquinas, concordamos com a lei citada, que resulta em multas, mas solicitamos sejam implementadas pintura amarela na extensão de 5 metros, como aviso coibitivo de estacionamento.
Item 4 - Em relação à solicitação sobre veículos estacionados em ambos os lados das vias, entendemos que os serviços e informações em i., ii., iii., devam ser feitas por essa Subsecretaria que tem expertise nesse assunto. A CONJARDIM pode solicitar aos moradores que forneçam principalmente fotos dos locais onde há frequência de estrangulamento causado pelos estacionamentos nos dois lados da via. Favor indicar endereço para remessa das fotos, a medida que estiverem disponíveis com a CONJARDIM.
Item 5 – Aguardamos pelos estudos necessários, advindo da Subsecretaria, o mais breve possível, para dispormos da necessária melhoria de tráfego nas nossas ruas.
Aproveitamos a oportunidade para anexar os seguintes ofícios com solicitações específicas de benfeitorias tão necessárias para atender a contento as condições de uso dos espaços públicos do nosso bairro, ressaltando que até o momento essas solicitações não foram atendidas:
Ofício nº 11.2024 - Abaixo assinado Transporte Coletivo UFSC-CARVOEIRA - Agosto 2024
OFÍCIO nº 02.2025 - Solicita serviços reparação calçamentos no bairro - janeiro 2025
Ofício nº 04.2025 - Solicita resolução de problemas no bairro - fevereiro 2025
Atenciosamente,
Leandro M. Fernandes
Presidente
SAIBA MAIS SOBRE O HISTÓRICO DAS SOLICITAÇÕES:
Ofício CONJARDIM No. 04/2025
Ilustríssimo Senhor
RAFAEL HAHNE
Secretaria Municipal de Infraestrutura e Manutenção da Cidade
NESTA
Assunto: Solicitação de melhorias no Bairro-CARVOEIRA
Prezado Senhor,
O CONJARDIM – Associação dos Moradores do Bairro Carvoeira, através desse expediente, em apoio a reclames dos moradores, vem solicitar ações da PMF para atender as necessidades que transcrevemos a seguir, formuladas pelos interessados:
Reparo nos calçamento de todas as ruas do bairro, não somente onde houve obras da Casan, mas em todas as ruas, pois há inúmeros problemas causados tanto por essas obras quanto pelo trânsito de caminhões pesados acessando as demais obras (dos novos empreendimentos), que são também resultado do aumento significativo no número de veículos transitando nessa área desde a alteração das vias com a implantação do "binário".
Além disso, é solicitado um empenho da Prefeitura e da Guarda Municipal na instalação de mais uma lombada ou faixa elevada na subida da Cap. Romualdo de Barros (próximo à rua Nilo Cordeiro), assim como aumentar a sinalização de trânsito, com placas de proibido estacionar e pintura de faixas amarelas nas esquinas e em um lado das vias mais estreitas.
Enfatizamos a necessidade urgente de uma atenção geral para o bairro, com relação a limpeza e manutenção, coleta de restos de podas, limpeza e retirada de fios e cabos que estão pendurados nos postes e que não são mais utilizados.
Atenciosamente,
Leandro Machado Fernandes – Presidente do CONJARDIM
Ofício CONJARDIM No. 02/2025 Florianópolis/SC, 21 de janeiro de 2025.
Ao
Excelentíssimo Senhor
Secretaria Municipal de Infraestrutura e Manutenção da Cidade
NESTA
O Presidente da CONJARDIM, no uso de suas atribuições, se dirige ao senhor secretário para solicitar sejam feitas recuperações de calçamento em todas as vias do Bairro Carvoeira, o mais breve possível.
Os calçamentos das vias, praticamente todos feitos com lajotas de concreto, mesmo antes das últimas chuvas já apresentavam em diversos trechos, muitas irregularidades. Situação muito piorada em decorrência das últimas chuvas, ficando em alguns pontos com dificuldades no transitar e oferendo riscos de acidentes não só para veículos.
Leandro Machado Fernandes
Presidente da CONJARDIM
Fundação – 09/07/1979 Utilidade Pública Lei Mun. 6003/2002 CNPJ – 83.847.939/0001-13
Caixa Postal – 5031 CEP – 88.040-970 Cel 48-984099405
Florianópolis, 22 de agosto de 2024
Ofício CONJARDIM No. 11/2024
Ilustríssimo Senhor
RAFAEL HAHNE
Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura
NESTA
Assunto: Abaixo assinado Transporte Coletivo UFSC-CARVOEIRA - Agosto 2024
Prezado Senhor,
O CONJARDIM – Associação dos Moradores do Bairro Carvoeira, através desse expediente, em apoio a solicitação dos usuários do transporte público UFSC/CARVOEIRA Transcrevemos aqui as justificativas e solicitações constantes no abaixo assinado que está veiculado na internet.
TRANSPORTE NO INTERIOR DA UFSC: PONTO DE ÔNIBUS CENTRAL NA UFSC E LINHAS 137,154 E 138 PASSANDO NO INTERIOR DA UFSC-CARVOEIRA
O PONTO CENTRAL DE ÔNIBUS NA UFSC-CARVOEIRA está situado NA FRENTE DA APUFSC (Associação de Professores da Universidade Federal de Santa Catarina), DO CED (Centro de Educação), AO LADO DO CFH (Centro de Ciências Humanas), CAMINHO ACESSÍVEL PARA O NDI (Núcleo de Desenvolvimento Infantil) e é o PONTO MAIS PRÓXIMO DO EFI (Espaço Físico Integrado).
- O PONTO CENTRAL NA CARVOEIRA FOI DESATIVADO COM O BINÁRIO E PERDEMOS ACESSO A ÔNIBUS NO INTERIOR DA UFSC-CARVOEIRA.
- Nós, os usuários das dependências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) do lado da Carvoeira, FICAMOS PRIVADOS DE MEIOS DE TRANSPORTE QUE NOS PERMITAM IR EM DIREÇÃO AO SACO DOS LIMÕES, PRAINHA etc. no sentido Centro da cidade e vice-versa.
- Igualmente FICAMOS PRIVADOS DE MEIOS DE TRANSPORTE REGULAR QUE NOS PERMITAM IR NAS DIREÇÕES: 1. AO SACO DOS LIMÕES. 2. AO PANTANAL, BEM COMO 3. À TRINDADE E AO TERMINAL DA TRINDADE, bem como privados de acesso aos bairros que se encontram nestes percursos em direção ao Centro e vice-versa.
O PONTO CENTRAL NA CARVOEIRA
- Somos muitos os usuários de ônibus que trabalham e circulam em espaços próximos a este PONTO CENTRAL, vindos da APUFSC, CFH, NDI, EFI, CCE etc.
São: Estudantes universitários. Funcionários da UFSC. Funcionários terceirizados. Professores: na ativa e aposentados. Alunos do CA (Colégio de Aplicação). Estudantes que moram nas residências universitárias, em especial, os estudantes indígenas. Moradores da residência indígena da UFSC. Moradores do entorno da UFSC. Usuários do Município em geral, que usam recursos desta Universidade entre outros.
São: Jovens, idosos, mulheres grávidas, pessoas com crianças de colo ou pequenas, e mesmo um pouco maiores, carregando mochilas e/ou sacolas, que em dias de frio, com chuva ou de sol com calor extremo, durante o dia ou à noite que frequentam a região. Há, ainda, pessoas com dificuldades de locomoção e Pessoas com Deficiência (PcD).
Salientamos que ESTE É O ÚNICO PONTO DESTE PERCURSO PELA CARVOEIRA QUE TEM RAMPA E ELEVAÇÃO AO NÍVEL DO DEGRAU DE ENTRADA NA PORTA DO ÔNIBUS e, portanto, é o único que está adaptado à cadeira de rodas.
- Como tem rampa é mais fácil de ser acessado. Como é elevado, permite que alguém com dificuldade de locomoção - mesmo que não seja cadeirante – consiga chegar na altura do degrau do ônibus.
- Ou seja, as PcDs estão particularmente excluídas neste momento, se estiverem transitando no interior da UFSC porque o PONTO CENTRAL foi desativado.
ACESSO A TRANSPORTE COLETIVO NÃO INTERIOR DA UFSC-CARVOEIRA
A LINHA 137-VOLTA AO MORRO NORTE VIA HU: permite o acesso ao transporte em direção ao Saco dos Limões, Prainha etc. no sentido Centro da cidade e vice-versa, dos estudantes, funcionários e demais usuários da UFSC que atuam no lado Carvoeira da Instituição, bem como moradores do entorno. Destaca-se que é uma linha com horários frequentes e regulares, que no momento circula com poucos passageiros.
A LINHA 154-TICEN CARVOEIRA VIA PANTANAL: permite acesso ao transporte em direção ao Saco dos Limões, Prainha etc. no sentido Centro da cidade e vice-versa, dos estudantes, funcionários e demais usuários da UFSC que atuam no lado Carvoeira da Instituição, bem como moradores do entorno. Esta pequena ampliação de percurso é positiva também por tornar mais útil a linha.
A LINHA 138-VOLTA AO MORRO SUL VIA LAURO LINHARES: tem horários frequentes e regulares, assim ela permite aos usuários da UFSC acesso em direção à Trindade, bairros adjacentes até o Terminal da Trindade. Isto é importante, pois as linhas que atualmente circulam no interior da UFSC-Carvoeira para esta direção têm todas elas horários muito restritos.
A LINHA 180 - TITRI - PANTANAL VIA CARVOEIRA (circular) permite acesso ao transporte em direção ao Pantanal, a seguir à Trindade, bairros adjacentes até o Terminal da Trindade. Os usuários no interior da UFSC-Carvoeira não têm esta opção de transporte.
-Vale destacar que os usuários atualmente estão sem acesso às linhas para o Centro via Saco dos Limões, José Mendes, Prainha etc.
- Situação semelhante ocorre entre os usuários sem acesso a linhas regulares para o Centro, Terminal da Trindade via Trindade, Agronômica, etc. E igualmente a quem se dirige ao Pantanal.
- Sem linhas acessíveis no interior do campus que permitam trajetos via Saco dos Limões e/ou via Trindade os usuários que necessitam destes ônibus, sendo estudantes e/ou funcionários, precisam sair para o lado de fora da UFSC-Carvoeira, por pelo menos 800m, atravessar vias com grande movimento e passagens para pedestres totalmente inseguras.
- Entre os usuários que estão carentes de acesso aos ônibus vale destacar: as crianças do Colégio de Aplicação, os residentes das moradias estudantis, sobretudo, da moradia de estudantes indígena, Pessoas com Deficiência e demais usuários dos serviços da UFSC.
- A todas estas dificuldades, acrescenta-se que os deslocamentos precisam ser feitos sob chuva ou calor extremo. Ao longo do dia. Tarde da noite. Para pessoas com dificuldade de locomoção. Grávidas. Idosas etc. Com crianças. Com objetos pesados.
PROPOMOS, DE IMEDIATO:
- REATIVAR O PONTO DE ÔNIBUS CENTRAL NA CARVOEIRA, situado NA FRENTE DA APUFSC, DO CED, AO LADO DO CFH, CAMINHO ACESSÍVEL PARA O NDI e que é o PONTO MAIS PRÓXIMO DO EFI.
- ADEQUAÇÃO da linha 188-TICEN-UFSC. Sobretudo nos ÔNIBUS ARTICULADOS – 64 sentados + 71 de pé, ou seja, 135 passageiros, MANTER OS COBRADORES E MANTER ASSENTOS NA PARTE ANTERIOR DO ÔNIBUS entre o motorista e a catraca, bancos estes destinados a pessoas especiais – gestantes, idosos, Pessoas com Deficiência (PcD). Em especial, porque é sabido o projeto iminente da Prefeitura de Florianópolis de eliminar tanto os cobradores (também) dos ônibus articulados como destes assentos da parte anterior do ônibus.
RECUPERAR a linha 137 - Volta ao Morro Norte via HU para circular no interior da UFSC pela carvoeira e fique acessível no PONTO DE ÔNIBUS CENTRAL DA CARVOEIRA.
TER a linha 138- Volta ao Morro Sul via Lauro Linhares circulando no interior da UFSC pela carvoeira e fique acessível no PONTO DE ÔNIBUS CENTRAL DA CARVOEIRA.
- RECUPERAR a linha 154-TICEN Carvoeira via Pantanal para circular no interior da UFSC pela carvoeira e fique acessível no PONTO DE ÔNIBUS CENTRAL DA CARVOEIRA.
- TER a linha 180-TITRI-Pantanal via Carvoeira (circular) circulando no interior da UFSC pela carvoeira e fique acessível no PONTO DE ÔNIBUS CENTRAL DA CARVOEIRA.
Atenciosamente,
Leandro Machado Fernandes – Presidente do CONJARDIM
Nenhum comentário:
Postar um comentário