Carta de compromisso para a retomada das obras de duplicação integral/revitalização da Edu Vieira e implantação de corredor exclusivo de sistema BRT, conforme o projeto do anel viário de transporte coletivo da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (PLAMUS), com a liberação já garantida de recursos federais do Novo Pac.
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A vida das moradoras e moradores dos bairros do entorno da UFSC, mais especificamente Pantanal, Carvoeira e Saco dos Limões, foi duramente afetada pela implantação do sistema binário Pantanal-Carvoeira de trânsito em funcionamento desde 21/04/2023. Sem consulta à comunidade, sem apresentação de estudos consistentes ou realização de testes prévios, a Prefeitura Municipal de Florianópolis impôs o binário a despeito da mobilização popular que se expressou contrária ao sistema, seja através de extensos abaixo-assinados, de votação contrária em assembleia de representação de bairro, seja via manifestações junto ao Ministério Público de SC, entre tantas ações realizadas no período anterior à implantação e nos meses subsequentes à inauguração.
A percepção de uma parte significativa das comunidades locais é de que o binário representa uma "gambiarra", alternativa precária já rejeitada no passado pela comunidade e retomada pela PMF nesta gestão na tentativa imediatista de desafogar o trânsito do entorno da UFSC sem, no entanto, buscar a implementação do projeto consistente de duplicação e revitalização da Edu Vieira já idealizado em diferentes processos (projeto tripartite Comunidade/UFSC/PMF de 2013, Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis - PLAMUS de 2015, projeto de anel viário para corredor de transporte coletivo de 2017). Entre tantos prejuízos acarretados na qualidade de vida dos bairros envolvidos, o binário gerou um enorme transtorno na mobilidade dos moradores, afetando frontalmente o seu direito de transitar dentro de seus próprios bairros e limitando o seu acesso a bairros próximos e a serviços essenciais (HU, creches, escolas, etc..). De fato, as condições geográficas e viárias locais (sem ruas perpendiculares que interligam as vias paralelas principais e a presença de morro entre os bairros) são tecnicamente incompatíveis com a implantação de um binário.
Além disso, o sistema transformou bairros residenciais em meras zonas de passagem, atravessadas por um trânsito veloz, descontrolado na ausência de semáforos, ou radares, abertamente hostil à circulação dos pedestres, ciclistas e ao trânsito local dos motoristas que residem nas imediações do que passou a ser uma via expressa no coração de bairros residenciais.
Acrescentamos ainda a persistência de engarrafamentos, visto que o tráfego se concentrou em uma única e exclusiva rota de acesso à Via Expressa Sul, gerando poluição sonora, grande incidência de acidentes e infrações resultantes dos problemas estruturais do sistema, alteração e supressão de linhas de ônibus, dificultando deslocamentos outrora simples, impacto negativo no comércio local e, ainda, desvalorização dos imóveis que beiram o binário.
Em suma, a vivência dos bairros sofreu forte degradação e descaracterização decorrentes de um sistema danoso, pensado exclusivamente para condensar mais automóveis e incentivar um fluxo de alta velocidade. Constatadas a intransigência da atual gestão municipal e as falhas de um sistema binário imposto sem apresentação de prazos, enxergamos nas eleições municipais de 2024 uma possibilidade concreta de mudança em relação ao tema da mobilidade dos bairros do entorno da UFSC e na cidade de modo geral. Adiciona-se a este contexto, a recente liberação de recursos do Governo Federal via Novo Pac para implantação de corredor de sistema BRT em Florianópolis, o que envolve justamente a região da UFSC e a finalização da obra reivindicada nesta carta. Neste sentido, é fundamental que o projeto de duplicação completa e revitalização da Rua Deputado Antônio Edu Vieira, em espera há décadas, seja realizado adequadamente em sua integralidade, cumprindo a implantação de corredor exclusivo de ônibus BRT até a Via Expressa Sul, entre outros aspectos fundamentais já recomendados nos projetos mencionados, e que o atual binário Pantanal-Carvoeira seja desativado.
Pedimos, portanto, que sua candidatura se comprometa com esta pauta que já conta com direcionamento específico de recursos federais, seja no processo de uso efetivo e apropriado dos recursos, quanto no esforço para a realização efetiva da obra completa de acordo com os projetos citados. Florianópolis, uma das capitais com a pior mobilidade urbana do país, precisa urgentemente de representantes no Poder Público municipal que levem a sério esta problemática e trabalhem em prol da implantação de projetos sustentáveis de mobilidade urbana, em respeito aos seus cidadãos.
Segue link para o projeto do anel viário para corredor de transporte coletivo: https://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/29_05_2017_15.31.46.ef524ecb8b3ef7143c93fd8285436c5c.pdf
Assinaturas dos moradores dos bairros do entorno da UFSC
A vida das moradoras e moradores dos bairros do entorno da UFSC, mais especificamente Pantanal, Carvoeira e Saco dos Limões, foi duramente afetada pela implantação do sistema binário Pantanal-Carvoeira de trânsito em funcionamento desde 21/04/2023. Sem consulta à comunidade, sem apresentação de estudos consistentes ou realização de testes prévios, a Prefeitura Municipal de Florianópolis impôs o binário a despeito da mobilização popular que se expressou contrária ao sistema, seja através de extensos abaixo-assinados, de votação contrária em assembleia de representação de bairro, seja via manifestações junto ao Ministério Público de SC, entre tantas ações realizadas no período anterior à implantação e nos meses subsequentes à inauguração.
A percepção de uma parte significativa das comunidades locais é de que o binário representa uma "gambiarra", alternativa precária já rejeitada no passado pela comunidade e retomada pela PMF nesta gestão na tentativa imediatista de desafogar o trânsito do entorno da UFSC sem, no entanto, buscar a implementação do projeto consistente de duplicação e revitalização da Edu Vieira já idealizado em diferentes processos (projeto tripartite Comunidade/UFSC/PMF de 2013, Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis - PLAMUS de 2015, projeto de anel viário para corredor de transporte coletivo de 2017). Entre tantos prejuízos acarretados na qualidade de vida dos bairros envolvidos, o binário gerou um enorme transtorno na mobilidade dos moradores, afetando frontalmente o seu direito de transitar dentro de seus próprios bairros e limitando o seu acesso a bairros próximos e a serviços essenciais (HU, creches, escolas, etc..). De fato, as condições geográficas e viárias locais (sem ruas perpendiculares que interligam as vias paralelas principais e a presença de morro entre os bairros) são tecnicamente incompatíveis com a implantação de um binário.
Além disso, o sistema transformou bairros residenciais em meras zonas de passagem, atravessadas por um trânsito veloz, descontrolado na ausência de semáforos, ou radares, abertamente hostil à circulação dos pedestres, ciclistas e ao trânsito local dos motoristas que residem nas imediações do que passou a ser uma via expressa no coração de bairros residenciais.
Acrescentamos ainda a persistência de engarrafamentos, visto que o tráfego se concentrou em uma única e exclusiva rota de acesso à Via Expressa Sul, gerando poluição sonora, grande incidência de acidentes e infrações resultantes dos problemas estruturais do sistema, alteração e supressão de linhas de ônibus, dificultando deslocamentos outrora simples, impacto negativo no comércio local e, ainda, desvalorização dos imóveis que beiram o binário.
Em suma, a vivência dos bairros sofreu forte degradação e descaracterização decorrentes de um sistema danoso, pensado exclusivamente para condensar mais automóveis e incentivar um fluxo de alta velocidade. Constatadas a intransigência da atual gestão municipal e as falhas de um sistema binário imposto sem apresentação de prazos, enxergamos nas eleições municipais de 2024 uma possibilidade concreta de mudança em relação ao tema da mobilidade dos bairros do entorno da UFSC e na cidade de modo geral. Adiciona-se a este contexto, a recente liberação de recursos do Governo Federal via Novo Pac para implantação de corredor de sistema BRT em Florianópolis, o que envolve justamente a região da UFSC e a finalização da obra reivindicada nesta carta. Neste sentido, é fundamental que o projeto de duplicação completa e revitalização da Rua Deputado Antônio Edu Vieira, em espera há décadas, seja realizado adequadamente em sua integralidade, cumprindo a implantação de corredor exclusivo de ônibus BRT até a Via Expressa Sul, entre outros aspectos fundamentais já recomendados nos projetos mencionados, e que o atual binário Pantanal-Carvoeira seja desativado.
Pedimos, portanto, que sua candidatura se comprometa com esta pauta que já conta com direcionamento específico de recursos federais, seja no processo de uso efetivo e apropriado dos recursos, quanto no esforço para a realização efetiva da obra completa de acordo com os projetos citados. Florianópolis, uma das capitais com a pior mobilidade urbana do país, precisa urgentemente de representantes no Poder Público municipal que levem a sério esta problemática e trabalhem em prol da implantação de projetos sustentáveis de mobilidade urbana, em respeito aos seus cidadãos.
Segue link para o projeto do anel viário para corredor de transporte coletivo: https://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/29_05_2017_15.31.46.ef524ecb8b3ef7143c93fd8285436c5c.pdf
Assinaturas dos moradores dos bairros do entorno da UFSC
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